segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PREGANDO O CONSUMO CONSCIENTE!

Sim, senhoritas, desapego já.
Mas não digo das suas coisitxas fofas que tanto ama e não consegue se livrar, digo das compras. Esse é um ótimo momento para praticar um jejum de compras.



Como esse verão promete peças maravilhosas, e você (e eu!) vai querer comprar várias delas é um bom momento para pensar em reduzir gastos. Concerteza seu bolso vai agradecer e ainda sobrará mais para você torrar depois.

A idéia é a seguinte: 21 dias sem compras. Jejum total para tudo que não seja essencial. Claro, que se você for muito consumista vai dar um enlouquecida no começo, mas garanto será passageiro.

É um desafio bom para fazer de vez em quando, principalmente nestes meses que antecedem as temporadas novas. Economia quando bem praticada gera ótimos resultados e de quebra te adapta a um novo modo de gastar.



Chamaremos de reeducação-financeira - isso mesmo, assim como a alimentar - a idéia foi de uma colunista do jornal The Washington Post, Michelle Singletary, ela é autora do livro The Power to Prosper: 21 Days to Financial Freedom. Ou seja, 21 dias para não comprar absolutamente nada que seja desnecessário.

Três semanas passam rápido, pense nisso. E tente arranjar soluções rápidas e dinâmicas para seus ataques de consumo. Lógico que não precisamos ser super radicais como pregam as regras de Michelle. Ela diz que devemos fugir de templos do consumo; nada de cinemas, festas, restaurantes ou barzinhos. Preferir comer em casa para não cometer exageros e esquecer datas comemorativas e seus presentinhos - dentro do tempo delimitado, é claro.



Mas se você não consegue se ver livre disso tente ao menos praticar esse consumo-verde no quesito compras no shopping e coisas que você já tenha em casa.
Evite levar dinheiro demais na carteira quando souber que não vai utilizar.
Na hora do supermercado faça um listinha e compre (somente) o que estiver anotado lá.


Seja fiel a você e ao que espera conseguir com isso. Não valem trapaças.
E de preferência, conte a alguém com quem passa boa parte do tempo, para que possa te ajudar a segurar os gastos e não cair em tentação.

Estou praticando a partir de hoje também, contarei a vocês como me sai daqui 3 semanas. E se vocês forem se unir a nós, nos conte depois como se sentiu.



Espero que tenham gostado.


(fonte: revista Criativa - agosto 2010 - edição 256 )

2 comentários:

  1. Darling ... adorei - ADOTEI a iniciativa imediatamente ! Já fiz isso outras vezes e é exatamente como vc comentou : no início é enlouquecedor, mas depois a gente se reeduca e passa a gastar menos. Bjs Jana

    ResponderExcluir
  2. Combinado! Já iniciei meu primeiro período de 21 dias sem consumo de extras, somente o básico, praticamente alimentação e gasolina para o carro, ok? É um primeiro passo para uma conscientização mais ampla, que envolverá análise das marcas que consumimos, seu engajamento com o meio ambiente, sua proximidade com nossa cidade e tantos outros detalhes que devemos considerar em nossa decisão de consumo.

    ResponderExcluir